terça-feira, 25 de dezembro de 2007

DEUS ABOMINA A FÉ DE APARÊNCIA

Mateus 21.18-20
“Cedo de manhã, ao volta para a cidade, teve fome; 19 e, vendo uma figueira á beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.”

Introdução: Nos nossos dias um dos maiores desafios para o ser humano é ter fé. De um lado existe um consumismo imediatismo, que quer tudo no tempo do próprio homem. De outro lado existe o apelo de falsas igrejas e falsos cristãos que querem fazer da fé mercadoria de troca com Deus. Com isso surgem, constantemente, pessoas que dizem ter fé, mas nem sempre tem.

ELUCIDAÇÃO: Voltando para Jerusalém, Jesus viu uma figueira a beira da estrada. Por ser muito cedo do horário matutino teve fome. Ao ver ao longe uma figueira bonita de folhas verdes e de aparência frutífera, foi até lá para saborear dos seus frutos.
Mas ao chegar lá não encontrou nada, apenas folhas. Não é de se esperar outra coisa ao não ser que todos os que aproximassem daquela figueira se equivocassem, por que se conhece a época de frutos da figueira por suas folhas. Quanto mais vendes estiverem os frutos, mais frutos terá aquela figueira. Por um outro lado a figueira estéreo por não conseguir frutificar canaliza toda a água e energia que possui para as folhas, e desta forma, ficando com as folhas até mais verdes do que as figueiras frutíferas.
Por isso que qualquer um que passava por aquele lugar se iludia com as folhas e ia procurar os frutos. Desta forma Jesus seca aquela figueira conforme o versículo 19. Mas não apenas secou, no sentido de muchar, mas sim, ela virou cinza. Por que o termo grego para secar é “Parakprema”, que quer dizer queimar até virar cinzas.
Então, este é um milagre em que Jesus decretou a queima daquele ser infrutífero.
APLICAÇÃO:
1° Um verdadeiro Cristão se conhece pelos frutos
Não adianta dizer que é cristão, tem que mostrar isso através de atitudes, de um comportamento ético e santo, tem exemplifique aquilo que dizemos que somos. Cristianismo é uma pregação voltada para o comportamento ético e digno do seu Cristo.

2° Aqueles que não dão frutos gastam mais energia com a aparência
A figueira por ser estéreo canaliza toda energia para as folhas. Em outras palavras, a pessoa que vive de aparência faz mais esforço para mostrar o que não tem, Jesus.

3° a Aparência pode enganar os Homens mas não engana a Deus
Nós podemos até engana os homens, mas a Deus nunca enganaremos. Em 1 Samuel 16.7, o Senhor alerta a Samuel quanto a aparência que encanta os olhos humanos.

CONCLUSÃO
Viver de aparência é estar longe da vontade do criador, por que o que mais o agrada são os frutos e não as folhas.

AUTOR: Gedeon Martins

Nenhum comentário: