segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

JESUS NOEL OU PAPAI CRISTO

Chegamos ao fim deste ano, especificamente no 25 de Dezembro, e ouvimos muitas mensagens positivas de humanismo e fraternidade. Mas essas mensagens se confundem quando entram em cena duas figuras: a primeira, Jesus Cristo; a segunda, papai Noel. A primeira está ligada a uma idéia de doação, sacrifício e autonegação; enquanto a segunda, ligada está correlacionada ao consumo e uma esperança através da troca de presentes.
O resultado é uma confusão de mensagens que às vezes se misturam causando um panteão imaginário na cabeça de crianças e adultos. Enquanto o mercado ama o Mister Noel a igreja luta com suas forças para preservar o princípio memorial desta data; de que o Deus verdadeiro se fez carne. Mesmo, é claro, que seja improvável de que Jesus tenha nascido nesta data, mas, por um outro lado, dificilmente o Senhor Noel também teria nascido. E digo mais, dificilmente o Velho Noel tenha nascido em qualquer outro dia.
O que é fato em tudo isso é a necessidade de afirmarmos de que nesta época do ano, o memorial a ser feito, é a Jesus o Cristo de Deus. Nascido da virgem para nos da a verdadeira esperança, a vida eterna. O verdadeiro presente esse tal de Noel não pode dá, por que esse homem de barba grisalha, criado pelo capitalismo consumista, presenteia as pessoas com coisas passageiras, enquanto o meu Jesus presenteia com a eternidade.
Mas, acredito que nessa loucura de mensagens, a mais louca é a minha. Por que eu estou combatendo o que não existe. Papai Noel, Jesus Noel, Papai Cristo que nada! Nós temos ressaltar é o Papai do Céu, porque esse sim, nos deu o melhor presente, Jesus Cristo.

Mateus 1.23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.
Autor: Gedeon Martins

Nenhum comentário: